LIVROS IMPERDÍVEIS

Passeando em umas das minhas livrarias prediletas da cidade, Livraria da Vila, reencontrei alguns dos livros que mais gostei de ler e achei que poderia ser ótimo dividir eles com vocês.

Travessuras da menina má (2006)


É uma obra de ficção com pano de fundo levemente autobiográfico do escritor peruano Mario Vargas Llosa, um dos expoentes da literatura latino-americana. Agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2010 e com prestigiosos títulos do ramo literário (como o Prêmio Cervantes e o Príncipe de Astúrias), Vargas Llosa traz uma história de amor repleta de detalhes entusiasmados sobre a vida no mundo durante a segunda metade do século XX.

A obra trata de um romantismo nada convencional entre Ricardo Somocurcio - um pacato peruano que, realizando um sonho de infância, vai morar em Paris - e a Menina Má - uma garota ousada que ele conheceu na efervescente década de 1950, em sua cidade natal, Lima, no Peru.

Eis que Ricardo ("Ricardito", "coisinha à toa" ou "bom menino", como é chamado frequentemente no livro) consegue um emprego de tradutor da Unesco, na França; por essa razão, viaja esporadicamente pela Europa e pelo mundo.

Ele consegue se estabelecer (com algumas dificuldades) no sótão de um hotel na rua Saint - Sulpice, e leva uma vida tranquila até que um incrível destino o faz reencontrar o seu antigo amor de adolescente - a Menina Má, uma figura do passado peruano já quase esquecida.

Inconformista, aventureira e pragmática, a Menina Má aparece e desaparece da vida de Ricardito com frequência, sempre deixando lembranças oníricas na mente do jovem tradutor da Unesco. Isso faz com que ele se apaixone cada vez mais por ela, e, enquanto o romance dos dois se desenrola ao longo do livro (a Menina Má sempre com uma postura indiferente em relação ao amor), o leitor viaja por lugares famosos do mundo: Paris revolucionária dos anos 60; Londres entregue ao amor livre dos anos 70; Tóquio dos grandes mafiosos; e Madri em plena transição política dos anos 80. No final do livro, a Menina Má finalmente morre de cancêr e antes de partir, sugere a Ricardo escrever sobre a história de amor dos dois.

O tempo entre costuras (2009) - IMPERDÍVEL


A escritora María Dueñas é um verdadeiro fenômeno. Quando ela lançou este maravilhoso O tempo entre costuras, em 2009, não esperava a repercussão que alcançou. Hoje, disputada pelas maiores editoras do mundo, María Dueñas é comparada a Carlos Ruiz Zafón por sua prosa hipnotizadora e a forma cheia de imaginação e delicadeza com que combina fatos e personagens reais com ficcionais. 

A verdade é que depois que se conhece Sira Quiroga, a encantadora costureira que protagoniza esta aventura, é impossível esquecê-la. 

O cuidado de María Dueñas com as palavras faz o leitor ouvir a respiração daquela frágil e pobre trabalhadora que um dia se apaixona loucamente, parte de Madri para o romântico Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para ter sua inocência triturada pelos caminhos da vida. 

Até que se transforma uma vez mais para mergulhar, durante a Segunda Guerra Mundial, em um novo mundo, agora repleto de espiões, impostores e fugitivos.

Bjos
J.M.

Nenhum comentário: